Páginas

02 outubro 2014

Organizando minhas finanças

Oi, ansiosos!

No decorrer dos posts irei falar sobre alguns projetos que tenho pra minha vida. Mas hoje irei falar de finanças.



Sempre sofri muito com a minha ansiedade e nos últimos dois anos ela só aumentou. Decidi trabalhar isso e procurar os pensamentos que alavancavam esse sentimento. Percebi que uma das coisas que mais me tira do sério é a questão financeira, as incertezas que tenho com meu dinheiro e a ausência para concretizar alguns projetos.

Comecei a pesquisar bastante sobre o assunto e percebi que estava fazendo algumas coisas de uma maneira bem errônea. Nunca fui gastona e sempre guardei um pouco do meu salário, pra gastar com o que achar extremamente necessário. Lendo isso dá pra pensar “poxa que bacana!”, mas acreditem é pouco!

Vamos supor que todo dia de trabalho eu compre um doce de R$1,50, fazendo as contas mensais em dias trabalhados corresponde a R$33 a menos no mês e R$396 no ano!

Fui percebendo que eu poderia ter mais dinheiro guardado, mas não consegui por não ter visualizado esses pequenos gastos. Claro que não estou dizendo que nunca mais vou gastar dinheiro com nada, mas estava totalmente sem noção do quanto gastava diariamente.


A primeira coisa que fiz foi baixar um aplicativo no celular chamado Money Lover, nele anoto todas as receitas e despesas do dia. No final do mês ele faz um demonstrativo do que foi gasto no mês e um gráfico de quanto gastei nos meses anteriores. Dá até pra fazer planejamento de eventos como uma viagem, por exemplo. Ele é uma verdadeira mão na roda, eu ainda não estou fazendo nenhuma economia concreta. Estou somente registrando tudo o que gasto pra fazer uma média dos últimos três meses e analisar direitinho o que posso mudar.



O bom do aplicativo é que assim que eu realizo algum pagamento já posso registrá-lo e há a possibilidade de fazer backup das planilhas e deixá-las salvas no computador. Achei muito bacana e recomendo!

Outra coisa que estou fazendo é um caderno de organização – depois falo mais sobre ele. Nele há uma parte voltada somente para finanças. Utilizo mais ou menos como no aplicativo, marcando todos os gastos, porém coloco gastos mensais como faculdade, cursinho, seguro etc. Pra visualizar mesmo o dinheiro que preciso ter guardado. Uma ideia excelente, porque por mais que os sites dos bancos realizem os pagamentos automáticos das contas é preciso ter o demonstrativo real, para visualizar direitinho se o meu estilo de vida corresponde com a realidade.

Quando moramos com os pais não temos muita noção do estilo de vida que nosso dinheiro suporta, até porque qualquer sufoco os pais estão lá para dar um auxílio. Mas estou realmente querendo andar com as minhas próprias pernas e o primeiro passo é saber se tenho possibilidade de fazer isso e até me programar para tal.

Ainda é só o começo e no decorrer dos dias postarei o que estou achando dessas mudanças, o quanto estão me ajudando e qualquer novidade também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2013 | Design e Código: Amanda Salinas | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal